FACEBOOK

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Gratidão X Reclamação‏


O texto abaixo, escrito por Vera Ghimel, nos oferece uma reflexão sobre gratidão e reclamação.

Ele alerta para sempre revisarmos nossas atitudes e escolhas, vendo o que queremos mudar em nós para, assim, crescermos e nos desenvolvermos.
“Quantas vezes nos pegamos reclamando de tudo o que aconteceu conosco até o momento?
Quantas vezes nos sentimos injustiçados pelo o que a vida nos fez e também pelo que não nos fez ou deu?

Não que não estejamos cobertos de razão de indignarmos e nos sentirmos preteridos pela vida ou pelas pessoas, mas é que o mecanismo de funcionamento dela é outro.

Quanto mais reclamamos, mais focalizamos e emprestamos a nossa atenção para as coisas ruins. Com o nosso foco naquilo que reclamamos, criamos vida e fortalecemos o que não queremos.

O resultado disso é a continuação do que não gostamos.
… Aprendi que tudo o que queremos que mude temos que focalizar e curar, não perpetuar a sua existência em nós.

É como se tirássemos uma roupa que não mais usássemos do nosso armário, olhássemos, colocássemos defeito e depois devolvêssemos ao armário. Não adiantou nada!

Ao focalizarmos um relacionamento, uma situação, um padrão de comportamento ou uma doença que não mais queremos, imediatamente estamos assumindo a nossa responsabilidade sobre a existência dos mesmos.

Isso basta para que possamos liberar essas coisas em nossa vida. É como passar em revista tudo aquilo que não mais queremos que fique nos acompanhando e possamos abrir espaço para novas oportunidades, relacionamentos, situações e bem-estar.

Somos como um armário que precisamos, de vez em quando, abrir gavetas, mexer em lembranças, olhar atentamente o que queremos que volte ao armário e o que não. Reclamar é se eximir da co-participação do que não gostamos. 
É tentar culpar pessoas, situações e ao próprio DEUS de sua má sorte! Não existe má sorte! Existe má escolha.

O que escolhemos resulta em algo que pode ser adequado ou não a nós. E é nessa hora que temos que parar de reclamar e agradecer os mecanismos que a vida possui para nos sinalizar que estamos indo na direção do abismo. Agradecer é focalizar as mudanças e dar vida a elas, mesmo as que ainda estão por nos encontrar.

Para que possamos ter novas portas se abrindo e novas perspectivas surgindo em nossas vidas, precisamos antes fazer uma faxina nos hábitos e escolhas que não nos trouxeram bons resultados.
É admitir que isso nos pertence mesmo que não seja lá muito confortável de se encarar.
Libertar-se é antes de tudo admitir!

Então pare de reclamar e comece a agradecer as escolhas que deram bons resultados e as que você quer que lhe aconteçam ainda!”
Bons Ventos lhe soprem o que seu coração precisa para ser feliz!


Márcia de Lucena Saraceni