FACEBOOK

quarta-feira, 23 de julho de 2014

10 Dicas para Melhorar sua Auto Estima


O texto de hoje, de Louise Hay, nos fala sobre o que é auto estima, dando dez valiosas dicas para que possamos melhorá-la e aumentá-la.

Vamos à leitura?

A auto-estima é definida como a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, de saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, de ter amor próprio…

E naqueles momentos em que auto-estima está lá embaixo e junto com ela estão a ansiedade, o medo, a depressão, fobias… Enfim, uma série de outros problemas? Geralmente é quando ouvimos conselhos de amigos, pais, terapeutas, etc. nos incentivando:

“Você precisa se amar! Procure ser feliz!
Tem que ter amor próprio!” E como fazer isso?
Segue abaixo 10 dicas que, sugiro, copie e deixe bem perto de você, pois em algum momento pode precisar falar para si mesma!

1. PARE DE SE CRITICAR:
Os que auto-impõe a obrigação de ser perfeitos criam uma imensa pressão sobre si mesmo, que impede de olhar os aspectos da sua vida que precisam ser melhorados. Procure descobrir o que torna diferente dos outros, aprecie sua individualidade e as qualidades que possuo.

2. NÃO ASSUSTE A SI MESMO:
Pare de fazer terrorismo com seus pensamentos.
É uma forma terrível de viver. Encontre uma imagem mental que lhe dê prazer (a minha são rosas amarelas), e imediatamente altere seus pensamentos assustadores para um pensamento agradável.

3. SEJA GENTIL E PACIENTE CONSIGO MESMO:
Seja gentil com você mesmo.
Seja paciente consigo mesmo enquanto aprende a nova forma de pensar. Trate-se como trataria alguém a quem tivesse amado de verdade.

4. SEJA BONDOSO COM SUA MENTE:
O ódio dirigido a si mesmo é apenas ódio dos próprios pensamentos. Não se odeie por ter os pensamentos.
Altere seus pensamentos suavemente.

5. ELOGIE-SE:
A crítica derrota o espírito interior, o elogio o faz crescer. Reconheça o poder que existe em você, a parte de Deus que há em seu interior quando você se menospreza, está depreciando o poder que o criou.

6. PROCURE APOIO:
A auto-suficiência leva as pessoas à não procurarem apoio em seus amigos. Permita que eles o auxiliem.

7. AME SUAS FALHAS:
Quem vive dizendo. “Odeio meu emprego, odeio minha casa, odeio minha escola, odeio minha doença, odeio meus relacionamentos, odeio isto ou aquilo” não está fazendo nada para que o bem entre em sua vida. Compreenda que você os cometeu para preencher necessidades. Agora está descobrindo formas novas e positivas para preencher essas necessidades. Portanto, carinhosamente, liberte-se dos velhos padrões.

8. CUIDE DE SEU CORPO:
Aprenda sobre nutrição. Que tipo de combustível seu corpo precisa para ter energia e vitalidade?
Aprenda sobre exercícios.
Que tipo de exercício você pode apreciar?
Reverencie o templo no qual você vive.

9. TRABALHO NO ESPELHO:
Olhe sempre no interior dos seus olhos. Expresse o sentimento crescente de amor que você sente por si mesmo. Perdoe a si próprio enquanto se observa no espelho. Perdoe-os também. Pelo menos uma vez por dia: Amo você, amo você de verdade!

10. AME-SE AGORA:
Comece a amar-se imediatamente. Ninguém esta aqui para agradar outras pessoas ou para viver de modo como alguém deseja. Você veio a este planeta para se realizar e expressar amor em todos os níveis.
Está aqui para aprender, evoluir, absorver e irradiar compaixão e compreensão. E lembre-se acima de tudo de que quando você deixar este mundo não levará consigo sua conta bancária ou relacionamento.
A única coisa que irá com você é a sua capacidade de amar!

Bons ventos lhe soprem o que seu coração precisa para ser feliz!

Márcia de Lucena Saraceni