FACEBOOK

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Sintomas do Despertar Espiritual

São tempos de mudanças. 
Vivenciamos a transição planetária, mas sobretudo uma transição pessoal onde saímos de um modelo de vida velho para nos posicionarmos perante uma nova realidade.

Apesar de toda a tempestade pela qual o mundo tem passado, sabe-se que essas convulsões são necessárias para o despertar individual e coletivo da humanidade. Despertar espiritual, principalmente. 
Mas, o que caracteriza esse despertar? 
Como saber se estamos passando por esse processo? Afinal, mesmo em todo esse processo de transição, ainda há aqueles que dormem o sono da ilusão.

O que é o despertar espiritual?

Quando estamos dormindo nosso corpo relaxa de tal forma que nossas funções fisiológicas reduzem o ritmo com a finalidade de descansar o corpo. 
Porém, esse sono tem um tempo limite, do contrário, será prejudicial para o organismo.

Como tudo na vida, precisa de equilíbrio. 
E quando o sono acaba despertamos e damos seguimento à nossa rotina, as funções do corpo voltam ao normal e estaremos mais dispostos.

No despertar espiritual também acordamos de um sono. Mas do sono da ilusão ou da ignorância. 
Por muito tempo desconhecemos o verdadeiro sentido de estarmos “aqui”. Tateamos ignorantes e mergulhados em emoções destrutivas como orgulho, egoísmo, ciúme, inveja…

O despertar espiritual ocorre simultaneamente ao moral. Começam os questionamentos, a sensação profunda e inexplicável de não pertencer mais a este mundo, sonhos intensos, solidão e afastamento social, dentre outros.

Vejamos com mais atenção cada um desses "sintomas” de despertar espiritual. 
Quem sabe conhecendo-os seja mais fácil lidar com eles e afastar o medo que a maioria sente. 
Medo esse que muitas vezes acaba por paralisá-los.
Solidão e afastamento social

Não se trata de “ser anti social”, de não gostar da companhia de outras pessoas. Muitas vezes você era bem relacionado, estava sempre entre amigos e grupos, mas de uns tempos pra cá não sente mais prazer em fazer as mesmas coisas, ter as mesmas conversas, estar nos mesmos lugares. 
Por isso se afasta. Por não se sentir mais parte daquele “mundo”.

As pessoas dizem que você mudou, que está deprimido, que “está com problemas”. 
Mas você não se sente assim. Pelo contrário, se sente bem sozinho. Sente-se bem consigo mesmo. 
E nesse processo de solidão aprende a gostar de coisas que antes não dava importância. 
A meditação e o “falar consigo mesmo” podem se tornar comuns. Você se volta para si.

Questionamentos diversos

Você passa a questionar tudo que antes parecia uma verdade incontestável. Questiona as religiões, os modelos de vida social, as opiniões dos outros, as próprias opiniões. Sua mente fervilha de dúvidas e isso faz com que você se expanda, busque novos conhecimentos, novos caminhos. 
E ao encontrá-los, descobre que todos levam a um único destino: a evolução de Ser.
Emoções à flor da pele

Emoções de todos os tipos. 
Tornamo-nos mais sensíveis à sentimentos de tristeza, raiva, revolta, alegria, contentamento, dentre outros. Vivemos todos com muita intensidade, mas ao mesmo tempo conseguimos separá-los de nós. 
O que quero dizer é que apesar de senti-las intensamente, conseguimos entender que não estão presas a nós e que poderemos dominá-las.

Eis uma grande diferença do desperto para o não desperto: não é a ausência das emoções, mas o controle sobre elas. E quando estamos nesse processo de despertar, passamos a senti-las com muita frequência até aprender que elas não nos dominam.

Muitos não entendem e acabam se martirizando por isso. Mas não se preocupe, afinal, só ascenderemos para nossa luz quando conhecermos e vencermos nossa escuridão.

Sensação de estar longe de “casa”

Esse “sintoma” só pode ser compreendido por quem o tem. É uma estranha e inexplicável certeza de que há outro lugar, outra casa. E a vontade de retornar a ela é marcante. Não se sabe de onde vem essa saudade, mas ela cresce à medida que despertamos. 
Minha opinião é que essa “casa” somos nós mesmos. Sentimos saudade de voltar para nossa casa interior depois de viver tanto tempo fora dela.

Muita gente pode interpretar isso de forma negativa, como se a pessoa sentisse vontade de morrer. 
Mas não se trata da morte física, mas de uma morte moral e espiritual. Isso é típico da transição; abandona-se o velho para se abrir para a nova realidade. E enquanto muitos pensam que essa Nova Era é lá fora, eu vos digo que é “aqui dentro”.

Desejo de libertar-se

Uma grande necessidade de mudar tudo. 
Libertar-se de padrões antigos, mudar de casa, de emprego, de hábitos. Principalmente aqueles que são restritivos, inclusive a companhia de pessoas com hábitos tóxicos. Esse desejo de libertação vem inclusive com uma vontade de se encontrar e de encontrar missão na sua vida. É uma busca por sentido.

Esses são apenas alguns dos sintomas do despertar espiritual. Como cada pessoa é um Universo, pode ser que alguns passem por todas essas situações, assim como outros vivenciem apenas algumas. 
O mais importante é não ter medo e buscar saber mais sobre o que acontece. Quando saímos da ignorância o medo desaparece, por isso, busque todas as informações possíveis sobre o assunto.

E, lembre-se que esse despertar não é religioso. 
Ele é divino. Não importa qual sua escolha religiosa, um dia, você despertará para a verdadeira fé, que é a de que somos seres eternos, divinos e feitos de energia. Foi para isso que fomos criados.

Lidiane Franqui