FACEBOOK

domingo, 21 de agosto de 2016

Felicidade é estado de espírito.


O filósofo Epicuro nos dizia que a “felicidade é serena”. Quem é feliz, meus caros, sente paz de espírito nos mais simples processos da vida. 
Dalai Lama também nos dizia que “felicidade é estado de espírito” e diz ainda mais que “se nossa mente estiver em estado de confusão e angustia, nem os bens materiais poderão nos proporcionar felicidade.”

Sendo assim, concluímos que ser feliz vem de dentro. Independe de condição social, dinheiro e status. 
O detentor de um espírito em paz, fatalmente experimentará essa condição. 
E o que é essa tal felicidade?

Muitos filósofos da antiguidade e da modernidade se empenharam em estudar a felicidade. Saber suas causas, seus motivos, como senti-la e até mesmo onde encontrá-la. Cada um tem uma opinião e da mesma forma me arrisco a emitir uma opinião bem pessoal: felicidade é estado de espírito. 
Portanto, não é ter e sim SER.



A gente não tem felicidade. A gente é feliz.
E alcançar esse estado é tarefa que só nós podemos executar. Ninguém pode ser feliz por nós. As escolhas que fazemos e o modo de vida que temos influenciará diretamente nisso.

Confúcio nos dizia que a felicidade não está nos bens materiais nem no reconhecimento. Mas está numa conduta humana correta. É a opinião desse ilustre filósofo, mas pensemos se a paz não nos traz tranquilidade e consequentemente felicidade.

Você pode pensar que homens bons e de conduta correta também sofrem. Mas claro! A ausência de sofrimento não é condição para a felicidade. Engana-se quem acredita que só é feliz quem não tem problemas, quem não sofre. O sofrimento faz parte da vida do homem neste mundo porque ele ainda não se conscientizou que o amor é a atitude que realmente nos leva à felicidade.

Concordo com Confúcio, pois acredito que o homem de bem, mesmo sofrendo, detém a consciência tranquila e pode experimentar a felicidade de não carregar dentro de si emoções nocivas. 
A negatividade que essas emoções possuem nos torna incapazes de fazer germinar dentro de si as sementes da felicidade, dentre elas a mais marcante: a paz.
Quem tem paz, desfruta de felicidade.